O montante é o que o franqueado precisa pagar para ter direito ao uso da marca e acesso ao know-how e suporte oferecidos pela empresa.
Investir em franquias talvez não seja a opção de quem pretende começar um empreendimento em um negócio já estruturado. Porém, pode ser que o candidato não tenha todo o montante para arcar com o investimento inicial de uma vez.
Visando isso, algumas redes oferecem flexibilizações de pagamento para que o empreendedor consiga abrir o negócio.
Em geral, a taxa de franquia é o valor que pode ser parcelado com a franqueadora. O montante é o que o franqueado precisa pagar para ter direito ao uso da marca e acesso ao know-how e suporte oferecidos pela empresa.
Para Márcio Iavelberg, especialista e sócio da consultoria BlueNumbers, a solução pode ser benéfica para quem pensa em guardar o valor e pagar aos poucos. Porém, é preciso considerar a necessidade de capital de giro para o negócio, principalmente nos primeiros meses.
Nesse período, entre os primeiros seis e oito meses, o gasto é maior do que a receita, e isso é normal. Mas como o franqueado vai ter como pagar esse prejuízo mensal e mais um pedaço da taxa de franquia", afirma.
Porém, segundo ele, em uma situação em que o empreendedor já é capitalizado, é seguro para a franqueadora e confortável para o franqueado. Para Márcio, são perfis diferentes.
Fast food de alimentação saudável, que oferece refeições, sanduíches e outras iguarias, como estrogonofe de biomassa de banana-verde e sucos funcionais. No modelo de negócio home office, o franqueado pode fazer o parcelamento do investimento total no cartão de crédito em 10 vezes sem juros.
Com 48 unidades espalhadas por 11 estados, a rede curitibana é especializada em bares especializados em preparos com carne de porco. A empresa oferece a possibilidade de parcelar a sua taxa de franquia (R$ 50 mil) em até três vezes, valor que deverá ser quitado antes da inauguração da unidade.
Rede de semijoias para revenda e varejo. A empresa oferece o parcelamento em seis vezes do valor total da taxa de franquia, que custa R$ 30 mil. Disponível em dois formatos, a rede conta com modelos Home Office e Premium.
LEIA TAMBÉM